• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Artigos sobre Webdesign e optimização de sites

Se o seu site não é "mobile" pode ser penalizado

É extremamante raro o Google ser específico acerca de qualquer assunto, mas desta vez o pronunciamento não deixa dúvidas ao  anunciar que ser amigo de mobile será adicionado como um sinal de classificação:

Pesquisa móvel google - Site Móvel"A partir de 21 de abril, estaremos ampliando a nossa utilização móvel como um sinal de ranking. Esta alteração irá afectar buscas móveis em todas as línguas em todo o mundo e terá um impacto significativo em nossos resultados de pesquisa "

O facto de eles usarem a palavra significativo quer dizer que vai ser... significativo. Quer dizer, vai afactar muitos sites.
Não é vulgar vê-los anunciar ajustamentos no algoritmo com este ênfase. Normalmente, eles usam frases vagas como "impacto potencial" ou "melhoria da qualidade" ou "Matt Cutts sugere".
Com esta declaração podemos ter a certeza que as próximas mudanças vão ter um forte impacto nas pesquisas móveis  e vão dar muito trabalho a milhões de webmasters em todo o mundo.

Ser "Amigo de Mobile" agora é um sinal de ranking para o Google. O que é que isto quer dizer? Quer dizer que se o seu site não for Mobile-Friendly (ser correctamente visualizado em periféricos móveis, como tablets e smartphones) será penalizado nas pesquisas móveis do Google.

Será que este novo ajustamento no algotitmo vai ter impacto no seu site? Vai, mas só nas pesquisas realizadas em aparelhos móveis.

Alguma informação errada tem circulado acerca deste assunto. Na verdade ele só vai impactar o seu site se ele ainda não estiver mobile-friendly. No entanto essa atualização não deve e não vai afectar os seus rankings de desktop nos resultados de pesquisa a partir de um computador desktop ou laptop.

E porque é que ser Mobile-Friendly interessa?

Você até pode estar satisfeito com o desempenho do seu site desktop e pensar: Porque é que me vou preocupar se o meu site não está adaptado para móveis?

Talvez as seguintes estatísticas relacionadas ao uso de dispositivos móveis lhe dê a resposta:

- Cada vez há muito mais gente a aceder à Internet através de aparelhos móveis.
- Os dispositivos móveis têm sido um factor determinante no aumento do tempo gasto on-line. Na verdade, desde 2010, momento em que o indivíduo médio gasta on-line dobrou.
- 91% dos adultos nos Estados Unidos possui um telefone; 61% desses telefones são telefones inteligentes.
- Em 2012, os comerciantes gastaram 4,4 bilhões dólares em publicidade móvel só nos Estados Unidos. Em 2013, esse número dobrou para US $ 8,5 milhões. Em 2017, o número deverá rondar os 31.100 milhões dólares.
- 25% dos adultos nos Estados Unidos só usam um dispositivo móvel para aceder à Internet. Os PCs estão a tornar-se ferramentas do passado.
- Os resultados de busca orgânica são agora mais importantes do que nunca. Na verdade, um terço de todos os cliques de busca vão para o resultado orgânico de topo; isto significa que os ícones móveis que o Google está testando podem desempenhar um papel mais importante daqui para frente.

E o que pode você fazer agora para que o Google não se esqueça do seu site quando alguém pesquisa utilizando um aparelho móvel? Não entre em pânico, mas se quer que o seu site não fique à margem de um mercado que cresce todos os dias pode, desde já, tomar algumas atitudes básicas.

Aqui está uma lista de verificação para começar:

- Comece a pensar a sério no assunto.
- Tente ver o seu site em diversos dispositivos móveis e tente não chorar.
- Não tenho vários dispositivos? Verifique o seu site com esta ferramenta de teste "amigo de móvel" da Google.
- Se o seu site é construído sobre um CMS popular, adopte um tema responsivo.
- Se você não quer mudar todo o seu site, pelo menos, considere a criação de uma versão móvel ou aplicativo que pode ser facilmente acedido por usuários móveis.
- Use cóodigo de redireccionamento no seu site desktop para que os acessos feitos através de móveis sejam redireccionados para o seu site móvel.

Como vê não é nenhuma tragédia. Pense no que quer do seu site, chame a sua empresa de webdesign e passe a ter o seu site acessível ao cada vez maior mercado da internet móvel.

 

Promova através de QR Codes

Agora que já tem o seu site mobile. está na hora de os usar extensivamente para promoção do seu negócio. As aplicações dos QR Codes são imensas e ainda estão pouco - e em alguns casos mal - exploradas em Portugal. Através da publicação de um QR Code num local de grande visibilidade pode ter milhões de acessos ao seu site mobile ou a uma página específica do seu site em que está a promover um determinado produto. Veja aqui como pode promover os seus produtos através dos QR Codes.

Notícias