• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Artigos sobre Webdesign e optimização de sites

Pouca velocidade - Penalização para o seu site

Desde que o Google começou a usar a velocidade de carregamento dos sites como um parâmetro nos seus algoritmos de classificação cada webmaster tem um motivo acrescido para manter um olho na velocidade de carregamento da(s) página(s) do seu site.

O Google tem mantido um grande secretismo sobre as alterações pendentes algoritmo a este respeito.

Desde o seu anúncio ficamos a saber que a penalização de velocidade tinha sido introduzida depois de experiências pelo Google, que revelou a velocidade dos sites como factor de impacto sobre os usuários da Internet.

Mas os resultados da experiência não devem constituir grande surpresa, mesmo para alguém que começou a usar a Internet recentemente, os utilizadores preferem sites que carregam mais rápido e tendem a passar mais tempo em sites desse tipo.

No entanto, o gigante de buscas teve o cuidado de afirmar que embora a velocidade dos sites seja agora um factor, não é o principal parâmetro para determinar os resultados. A qualidade e a relevância da informação ainda é o factor determinante. Mas se a velocidade do seu website é lenta, você receberá uma penalização do Google.

Isto implica que é importante para você ter em atenção a velocidade de seu site para determinar se você está ficando mais para baixo nos resultados da pesquisa (SERPs), porque o seu site é mais lento do que seus concorrentes diretos.

Como o Google pode saber o seu "Page Speed"?

É vital que você entenda o básico de como o algoritmo do Google determina a sua velocidade e, portanto, o seu website ranking nos resultados de pesquisa. O motor de pesquisa utiliza dois factores principais quando se trata de velocidade de avaliação.

Em primeiro lugar, o seu site receberá um ranking de velocidade mais elevado se ele responde mais rápido ao Googlebot, o crawler do Google para encontrar sites e índice.

Em segundo lugar, o seu site receberá também um bom ranking de velocidade se regista um tempo de carregamento mais rápido no Google Toolbar que sua competição. Para melhor ajudá-lo a analisar a velocidade de site, o Google adicionou um relatório de velocidade de página às suas ferramentas de webmaster.

A ferramenta e os relatórios podem ser usados para comparar carregamento da página do seu site com os tempos de outros sites. Uma vez monido das informações acerca do seu Rank na hierarquia de velocidade, você pode começar a refazer o código necessário e fazer as necessárias mudanças na estrutura do seu site para fazê-lo reagir com mais rapidez.

A sua primeira prioridade deve ser a certeza que não tem páginas lentas. Páginas que demoram dois ou mais segundos para carregar e que são marcados como "lenta" no Google Webmaster Tools precisam de ser melhorado para evitar uma penalização por parte do Google.

Quando você não tem páginas marcadas com lentas, tente fazer com que todas as suas páginas carregam em menos de um segundo.

Ter um site que carrega rapidamente tem mais benefícios do que apenas um bom ranking nos motores de busca e evita penalizações do Google.

Um site optimizado para velocidade reduz a largura de banda necessária do seu serviço de hospedagem, reduzindo assim a sua factura total dos custos de hospedagem.

Websites mais rápidos também proporcionam uma melhor experiência de navegação, pois os utilizadores são capazes de obter informações mais rápidas e navegar através de seu site mais facilmente. Se o site for lento os utilizadores não têm paciência para esperar e vão procurar alternativas. Quem fica a ganhar são os seus concorrentes com sites mais rápidos.

Além disso, os sites otimizados para velocidade funcionam melhor quando acedidos por telefones celulares, PDAs e outros dispositivos que não tenham o mesmo nível de memória de processamento de seu computador portátil ou desktop.
 

Existem vários factores que afectam a velocidade de carregamento das páginas no seu website, e todos eles têm a ver com a qualidade do código e com a arquitectura geral do site.

Na construção de sites e na optimização de sites para os nossos clientes a NOVAimagem leva em linha de conta todos estes factores porque sabemos que um site que não aparece nos motores de busca não conquista novos clientes. Muitas vezes é melhor desistir de "coisas bonitas" em proveito de visibilidade porque no final das contas de pouco adianta você ter um site com audio maravilhoso, fantáticas introduções en Flash ou JavaScript para fazer efeitos espectaculares se depois os seus potenciais clientes nem sequer o encontram quando procuram os produtos ou serviços que você tem para venda.

Partilhe

Redes Sociais

As Redes Sociais e os sites de Bookmarking Social são, hoje em dia, uma parte importante da estratégia de divulgação e credibilização de qualquer site que pretenda melhores resultados nos motores de busca. O registo e publicação periódica nestes sites faz parte dos nossos pacotes de optimização de sites dos nossos clientes.

Notícias