• 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5

Artigos sobre Webdesign e optimização de sites

Google Instant Search e a otimização de sites

Google Instant Search

O Google lançou em Setembro uma nova ferramenta de ajuda à pesquisa com o nome de Google Instant Search e cujo objectivo é o de fornecer mais rapidamente os resultados de pesquisa ao utilizador.

Esta nova ferramenta foi lançada inicialmente só para os Estados Unidos a título experimental e está sendo sucessivamente implementada nas pesquisas para as outras nacionalidades, estando já disponível para o google.co.uk.

Mas o que é esta funcionalidade e o que é que ela vem acrescentar ás pesquisas usando este motor de busca?

Segundo a forma habitual de pesquisa só após escrevermos os termos a pesquisar e clicarmos no botão de pesquisa ou fazermos enter é que apareciam os resultados da pesquisa. Com esta nova funcionalidade o Google vai-nos mostrando imediatamente os resultados da pesquisa enquanto vamos escrevendo as palvras a pesquisar. Desde a primeira letra introduzida. Os resultados vêm-se logo mesmo sem a necessidade de validar a pesquisa, ou seja, premir a tecla enter.

Google instant search - pesquisa de sites no google

Segundo o Google esta nova funcionalidade vem facilitar as pesquisas apresentando imediatamente resultados e evitando que o utilizador tenha que escrever as palavras a pesquisar até ao fim.

Será? Vejamos.

A imagem que acima apresentamos é o resultado de um teste realizado sobre o google.co.uk (esta funcionalidade ainda não está disponível no google.pt) e no qual pretendíamos obter resultados para a palavra portugal. Como dissemos, logo desde a primeira palavra introduzida o Google começa a mostrar o resultado da pesquisa. Então o que obtivemos? Quando introduzimos a letra p somos brindados com resultados de play. Play.com, playwithus, wikipedia, playengland, amazon, etc., tudo que é play está lá. Porquê play e não outra palavra qualquer é a grande incógnita. O Google ainda não esclareceu qual é o critério. Continuando. As letras po dão resulados intantâneos para postoffice, postcode, mypostoffice, etc. As letras por dão como resultados portsmouth e vários relacionados, incluindo jornais que falam sobre esta cidade. As letras port continuam a apresentar resultados para portsmouth e relacionados. As letras portu mostram finalmente resultados para portugal que não variam à medida que se vão acrescentando as restantes letras para completar a palavra. Portanto, nessa fase pode-se, de facto poupar tempo e energias e começar logo a tirar partido do resultado das pesquisas.

Mas será que isto foi feito só com o espírito benemérito de facilitar a vida a quem pesquisa a web? A nosso ver não. Desde logo salta à vista um resultado que dá milhões ao Google: Com esta moda forma de apresentar resultados mesmo antes da pesquisa terminar não são só os resultados orgânicos que são apresentados. São também apresentados os resultados dos links patrocinados, permitindo assim uma enorme exposição de milhões de pesquisas que estavam desaproveitadas. Se pensarmos na quantidade de visualizações que isto acrescenta aos anúncios e no número de pessoas que nem acaba a pesquisa que tinha intenção de fazer para clicar num anúncio que lhe chamou a atenção podemos fazer uma pequena ideia de quanto esta "ajuda aos utilizadores" vai contribuir para os lucros do Google.

Mas será que há aqui alguma oportunidade para quem tem o seu site na web? Claro que há. Apesar de tudo a internet ainda é bastante democrática.

Vejamos um exemplo num caso concreto mas que pode ser aplicado a qualquer caso, é só usar a imaginação. Ainda usando o mesmo motor de busca e ainda tendo como base a palavra portugal vamos procurar portugal hotel, imaginado um utilizador no Reino Unido à procura de um hotel em portugal para passar umas férias. À medida que vai escrevendo h, ho vai recebendo resultados para holidays, hotels, holidays 2011, history, etc.

Pergunta o leitor que é proprietário de um hotel e tem o seu site na internet: E que é que me interessa holidays, ou hotels (e não hotel), ou até mesmo history? Que procura um hotel não quer saber de history. Não? Tem a certeza? E quem procura hotel pode escolher a dica que o Google lhe dá e ir para holidays. E aí o seu hotel pode ter perdido a hipótese de mais uma reserva.

É exactamente aqui que estão as oportunidades. É por isso que a construção do seu site é um exercício que vai bastante para além da contemplação do seu umbigo e a fase de criação e concepção é de primordial importância. É nesta fase que temos que olhar para toda a abrangência do negócio a tratar e desenvolver o site e as respectivas páginas de modo a permitir que o mesmo seja encontrado no máximo de palavras chave possível dentro do contexto da natureza do negócio em questão.

Isto é optimização para os motores de busca e mesmo que o seu site não tenha sido pensado de raíz com esta preocupação isso pode sempre ser remediado através da reconstrução do site, mesmo que não em termos gráficos mas principalmente através da optimização do seu código fonte. Gaste algum tempo nos motores de busca. Faça pesquisas como se fosse um utilizador externo à procura de algo que o seu site pode oferecer, sem ser pelo próprio nome, claro. Veja onde é que o seu site aparece e também onde não aparece e poderia aparecer. De certeza que vai encontrar muitas oportunidades perdidas e faça como o Google: Aproveite essas oportunidades!

Partilhe

Site amigo dos Motores de Busca

Uma coisa que é importante no seu site é que ele seja 'amigo' dos motores de busca para que estes o indexem. A construção de um site é crucial sob esse aspecto. A geração de sites realizada por programas de criação automática não tem em conta esse aspecto importante e os motores de busca são cada vez mais exigentes e alteram os critérios de indexação com frequência. Se você não domina o código das suas páginas acaba dominado pelos motores de busca.

Notícias