Aumente os rankings do seu site construa um site optimizado

O seu site está optimizado para obter um bom ranking nos motores de busca?

Mais de 75% dos utilizadores da web ficam-se apenas pela primeira página dos resultados de pesquisa do Google para a frase chave que pesquisam.
Dos 10 sites apresentados exploram dois ou três e nem passam para a segunda página.


Se o seu site não está presente entre os principais resultados da pesquisa para as palavras chave relevantes para o seu negócio, terá muito menos possibilidades de aparecer como resultado da pesquisa a alguém que procura os bens ou serviços que você disponibiliza.

Mas aparecer na primeira página ou até nas primeiras três páginas de resultados de uma pesquisa entre milhares de sites não é fácil, dirá você. Pois não. Por isso mesmo é necessário que o site seja construído desde o código base inicial tendo como objectivo um bom ranking - uma boa posição nas pesquisas. Depois tem que ser verificado e melhorado [optimizado] em todos os aspectos relevantes e sobre todos os componentes que os motores de busca usam para classificar os sites.

Mas ficar por aqui é só chegar a metade do caminho. Tal como todos nós, todos os dias, fazemos os possíveis por nos apresentarmos bem e, se possível, melhorarmos a nossa aparência e a nossa condição, o mesmo devemos tentar fazer com o nosso site.

Afinal o nosso website é a montra do nosso negócio, é a loja que pode angariar milhares de clientes na nossa cidade, no nosso país, em todo o mundo.
Você não pode ter uma loja em cada localidade de cada país em todo o mundo. Mas pode, por uma fracção irrisória do preço que gastaria nessa aventura, ter o seu website - a sua loja virtual - acessível a todos os potenciais clientes onde quer que estejam localizados.

Mas é suficiente ter um site web alojado num qualquer servidor na internet?
É um primeiro passo. E se você já o deu está de parabéns porque segundo as últimas estatísticas (2021) apenas 40,1% das empresas portuguesas possuem um website próprio.
Mas não é suficiente.

Vamos fazer um exercício de comparação.
Você tem uma loja física instalada numa rua qualquer da cidade e regulamente recebe os dados de "performance" da sua loja. Percebe, através desses dados, o sucesso que a sua loja está a ter a nível de visitas de clientes e de vendas consumadas.
Em função dos resultados obtidos e da análise feita você vai tomar uma de duas atitudes:
1 - Os resultados são, na sua perspectiva, bons. A loja está a vender bem ou a angariar novos clientes de uma forma satisfatória. Mas você quer mais e acha que a sua loja tem potencial para fazer mais.
2 - Os resultados estão longe de ser sequer satisfatórios. A loja não angaria novos clientes e até perde alguns. E as vendas geradas estão muito abaixo das suas expectativas ou do valor potencial espectável para o ramo de negócio. E você quer, obviamente, mudar essa situação.

O que fazer? Você conhece bem o seu negócio mas não percebe de organização de lojas ou de técnicas de optimização de vendas.
Contrata um especialista e coloca-lhe a questão que o preocupa e apresenta-lhe os objectivos que gostaria de ver conseguidos.

O que faz o especialista?
Ele não conhece a sua loja, nem os seus concorrentes, eventualmente não conhece ou conhece mal o ramo de negócio, não está a par das técnicas de merchandising usadas na sua loja, promoções, apresentação de novos produtos, sistemas de conquista e fidelização de clientes, etc.
Ele tem que estudar tudo isso, tem que ver a loja por dentro e por fora, analisar a forma como funciona e como se relaciona com o mercado.
Após esse estudo ele está em condições de perceber quais os pontos fracos da sua loja e o que deve ser alterado ou melhorado para que os resultados da sua loja melhorem e tentem atingir os seus objectivos.
Provavelmente vai sugerir uma revisão da política de marketing, uma disposição diferente para os produtos dentro da loja, uma mudança radical das montras com algumas alterações regulares para captar a atenção dos passantes, alguma alteração no atendimento ou nas políticas de vendas, etc.

Sim, e?
Estará você, neste momento, a pensar?
O que é que tem essa história da loja a ver como o meu website?

Tudo!
Lembra-se que o seu site é a sua loja em termos virtuais mas com um alcance imensamente superior?

Se o seu website não aparece nas primeiras páginas das pesquisas dos motores de busca para as palavras chave ou frases chave relevantes para o seu negócio ou quando o seu site, apesar de até não estar mal colocado, não está a converter em resultados aquilo que seria expectável algo está mal ou deveria ser melhorado.

Neste ponto podem colocar-se duas hipóteses: Ou você não tem sequer consciência do desempenho do seu site nem faz ideia se ele está a funcionar bem ou mal ou você tem essa consciência e acha que a performance do seu site poderia melhorar e que desse facto sua empresa poderia obter mais resultados comerciais.

Em qualquer dessas situações a solução mais avisada será fazer como acima você fez com a sua loja física: Chamar um especialista, colocar-lhe as suas questões e apresentar-lhe as ambições que tem para o desempenho do seu website.

Esse especialista irá analisar o seu site sob todos os aspectos passíveis de penalizações e de melhoramentos, vai olhar para o seu site por dentro e por fora, isto é com os olhos dos motores de busca e com os olhos dos humanos, vai focar-se principalmente nos pontos onde poderá optimizar o seu site sob vários aspectos: Escolha das palavras chave correctas, estrurura interna do código, utilização correcta das meta tags, tornar o seu site responsivo, alinhamento do conteúdo com as intenções de busca, títulos das páginas optimizados, optimização das imagens, url's optimizados, optimizar o site para dispositivos móveis, optimização de estrutura de links internos, etc.

Estes são os pontos principais sobre os quais o especialista em construção e optimização de sites se deverá focar e actuar de forma a que o seu website possa obter melhorias de desempenho e aparecer nas pesquisas dos motores de busca em posições mais elevadas e para um maior número de palavras chave.

Mas não deve ficar por aqui porque, tal como a montra e o conteúdo da sua loja física necessitam regularmente de uma "refrescadela", também o seu site não pode ficar estático e parado no tempo após as alterções realizadas para melhoramento de ranking.

Um site parado é um site morto. Se o seu site não for alimentado regularmente com conteúdo novo, com mudanças que alertem os visitantes - tanto humanos como robots dos motores de busca - rapidamente o seu website irá começar a perder posições, desinteresse por parte dos visitantes, desinteresse por parte dos motores de busca (*), vai perder performance e vai deixar de converter.

(*) Em termos muito simples: Os motores de busca têm robots (ou bots) que estão constantemente a varrer a web e vão anotando (indexando) todas as alterações encontradas em cada site todos os dias. Como numa pilha, o que é novo vai sendo acumulado no topo da pilha. Isto funciona assim para cada site e para o conjunto de todos os sites. Aqueles que não registam coisas novas para acrescentar no topo da pilha vão ficando submersos no oceano de todos os outros que vão acrescentando novidades ao topo da pilha - aumentando o ranking.

É que a luta por uma boa posição é séria e bem real. Não é pelo facto de o seu site ter estado bem posicionado que irá manter os rankings adquiridos. Quando você deixa de o alimentar com novos conteúdos, links, menções, melhoramentos, etc. enfim, quando você deixa de investir no seu site ele vai perdendo posições. Lembre-se que existem uns milhares de outros sites que continuam a investir e a lutar pelos lugares de topo. E, tal como numa corrida, quem fica parado não pode esperar chegar à frente.

Este é o trabalho da NOVAimagem todos os dias há duas décadas. Acompanhámos o aparecimento de todos os motores de busca existentes no mercado e conhecemos as suas particularidades, embora haja um em especial que domina a preferência dos utilizadores e sobre o qual recaem preferencialmente as atenções do trabalho SEO [Search Engine Optimization - Optimização para os motores de busca].

É o que nós fazemos.
Todos os aspectos de optimização de sites são implementados por nós desde o início da criação dos sites e depois com os trabalhos de manutenção de sites. Conheça os nossos serviços.

O trabalho de uma procura constante de conquista de bons rankings que se consubstancia no controlo regular de posicionamento e nas alterações necessárias para manutenção de ranking, página a página, com o fim último de manter um site optimizado e bem colocado nas pesquisas dos motores de busca vai para além da criação optimizada do site, da manutenção regular, da criação de novo conteúdo optimizado.

Mas optimização total de um site tem que ter em linha de conta também outros aspectos técnicos relacionados como a velocidade de carregamento da página através da minimização de imagens e outros ficheiros complementares mas também através da utilização de um servidor de qualidade fiável e rápido.
Alojamento web SSD ultra rápido ou em cloud, servidores virtuais geridos ou não são as ofertas a nível de alojamento de sites.
Os cientes da NOVAimagem podem contar com um alojamento de sites de alta qualidade e rapidez com garantia de uptime superior a 99%.

Alojamento web e registo de domínios com uma escolha criteriosa no nome do domínio são os dois complementos essenciais para potenciar a total optimização do seu site e que podem fazer a diferença quando a disputa é ao "milímetro".

Agora já sabe, se tem um site com o qual não está satisfeito ou se acha que podia converter melhor ou se não tem, de todo, um site e gostaria de explorar este novo meio de negócios, contacte-nos. Apresente-nos as suas questões. Em conjunto organizaremos uma forma de o seu site - novo ou reformulado - ser uma ferramenta importante no desenvolvimento do seu negócio.

Lembre-se, tal como tudo na vida, em qualquer empreendimento a receita base (1) é simples mas frequentemente falha nas outras vertentes: trabalho e perseverança. Esse é o nosso "segredo". Qualquer site debaixo da nossa intervenção tem, no mínimo, qualquer alteração / actualização diária. E os resultados são visíveis ao longo do tempo e a longo termo.

(1) Receita base: Organização das palavras chave, Criação de site com código base optimizado, optimização de todos os componentes do site em construção, optimização para acesso mobile, optimização de velocidade, optimização de nome do domínio, alojamento do site em servidor de qualidade, regular manutenção do site, controlo, ajuste fino.

O resto é trabalho diário, em criação de novo conteúdo, ajustes que se revelem necessários, inovação... Com um único objectivo em mente: Manter o seu site vivo e activo na web. Para o sucesso do seu negócio.

Fale connosco.

 

 

 

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